Veloce.Net
Português
English
Español
Press releases

A Logística e os Seguros de Cargas

Planeta Seguro - SP - NOTÍCIAS 

Revista Cobertura e Transportes Brasil Seguros

Os resultados do ramo de Transportes no primeiro semestre do ano indicam sinais de recuperação. Segundo dados da Susep, os prêmios ganhos chegaram a R$ 842,1 milhões, ante os R$ 734,7 milhões obtidos no mesmo período do ano anterior. O destaque do período é a queda do índice de sinistralidade, que passou de 62% para 56% no primeiro semestre deste ano.

Esse resultado é fruto do incessante trabalho realizado pelos profissionais que atuam de forma dedicada a um dos ramos mais delicados do mercado de seguros. É com este pano de fundo que o Ciclo Cobertura de Debates – Seguro de Transportes chega à sua quarta edição, com o tema “A logística e os seguros de cargas”, no dia 25 de agosto, em São Paulo.

Segundo o idealizador da série de discussões, José Geraldo da Silva, diretor da Transportes Brasil & Associados e coordenador da Comissão Técnica de Seguro Transportes do Sincor-SP, a escolha do tema está calcada no fato de a logística se destacar nas operações dos transportes das cargas brasileiras. “Além disso, tem contribuído com seus sistemas na redução dos custos e prazos, melhorando todos os processos da cadeia logística. Assim, resolvemos destacar temas logísticos pertinentes aos seguros de transportes de cargas e de interesse do mercado segurador”, justifica José Geraldo.

Programação

Para atingir esse objetivo foram elencados temas chaves como a “Customização do gerenciamento de risco na cadeia logística”, que será abordado pelo gerente de Risco da ACE Seguradora.

”A evolução do operador logístico no Brasil” ficará a cargo de Paulo Guedes, presidente da Veloce Logística, e em seguida, Renato Cunha Bueno, diretor da ARX-RE Corretora de Resseguros, abordará a temática “O seguro do operador de logística”.

Paulo Barrachina, gerente de Mercado Segurador e Embarcador da Autotrac, discorrerá sobre “Como manter a qualidade na logística envolvendo agregados”, e Eduardo Meirelles, gerente de P&D; da 3T Systems, apresentará a “Convergência de funções dos sistemas embarcados de monitoramento – gestão logística, avaliação de desempenho e taxação de seguros”.

Para encerrar a agenda do dia, o advogado Nelson Faria de Oliveira, sócio diretor do escritório Faria de Oliveira, tratará das “Responsabilidades solidárias das seguradoras na cadeia logística”.

Qualidade na segurança e na logística

Solução para localização de agregados será apresentada em Debate no dia 25 de agosto

Um dos temas do primeiro bloco da quarta edição do Ciclo Cobertura de Debates – Seguro Transportes, que será realizado em 25 de agosto, cujo mote é “A Logística e os Seguros de Cargas”, tratará de “Como manter a qualidade na logística envolvendo agregados”.

A apresentação será feita por Paulo Barrachina, gerente de Mercado Segurador e Embarcador da Autotrac, empresa especializada em tecnologia de monitoramento e rastreamento.

Durante o Ciclo, Barrachina apresentará uma solução para a localização de agregados, que mantém a qualidade, tanto da segurança quanto da logística. “Atualmente, as empresas de transportes investem em tecnologias que melhorem as condições de logística e segurança, porém ao contratar um agregado que não tenha instalado a mesma tecnologia, coloca-se em risco a operação, pois não é possível manter a mesma qualidade de logística e segurança”, explica.

Fonte: Redação