Veloce.Net
Português
English
Español
Press releases

CIST promove primeira palestra e conta com a presença da presidente da entidade internacional ALSUM

CQCS - BA - NOTÍCIAS

Revista Cobertura | Carol Rodrigues

No dia 30 de agosto, o Clube Internacional de Seguro de Transportes (CIST) deu início ao seu ciclo de palestras com a apresentação “Economia e Logística” do diretor presidente da Veloce Logística e diretor de Logística do CIST, Paulo Guedes.

Ele lembrou que a movimentação de pessoas e mercadorias cada vez mais exige operação logística, tendo em vista os volumes e as distâncias maiores. “Isso tem impulsionado, cada vez mais, os investimentos em infraestrutura. Só se tem boa logística se a base for boa. O aumento e a melhoria da infraestrutura logística tem auxiliado para que a economia seja cada vez mais global”.

Conforme Guedes, os empresários adquiriram a percepção de que a logística é um motor para a venda de produtos. “A logística deixou de ser apenas uma ciência de movimentação de mercadorias. Ela passou a ser palavra-chave de sucesso dos empresários, mas também do desenvolvimento e crescimento de um País”. No Brasil, a logística representa 10,6% do PIB, sendo responsável por R$ 170 bilhões e, no mundo, equivale a 11%, ou seja, US$ 7 trilhões.

Foco no conhecimento

O CIST surgiu com o objetivo de reunir profissionais ligados à área de seguros de transportes com o intuito de capacitar todos os envolvidos nos serviços voltados a essas áreas. “Todos podem contribuir para o bom desenvolvimento do nosso ramo”, destacou José Geraldo da Silva, presidente da entidade.

Convidada especial do almoço, Erika Schoch, executiva da Swiss Re e presidente da Associação Latino-Americana de Subscritores Marítimos (ALSUM), destacou o objetivo comum de ambas as entidades. “O mercado de seguro marítimo é novo na América Latina e as pessoas não têm muito conhecimento. A ideia da ALSUM é trazer o conhecimento de outros países (como Inglaterra)”, frisou Erika, que apontou a barreira do idioma, devido ao fato de poucos terem conhecimento do idioma inglês.