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Investimentos e parcerias movimentam empresas do setor de logística e de transportes de carga

Portal Fator Brasil

Com foco em ganhos de eficiência, companhias do setor anunciam novos aportes e compras de equipamentos marcam o segundo dia feira, que ainda pode ser visitada nesta quinta no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).
As empresas brasileiras têm uma meta: tornar o Brasil mais competitivo no mercado global. Além de discutir os rumos do setor, no ambiente da legislação e gestão pública, o setor está fazendo o que é fundamental para que a participação nacional nas relações comerciais internacionais cresça: negócios. E foi isso o que pontuou o segundo dia da 20ª edição da Intermodal South America – Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior, evento que vai até o dia 03 de abril (quinta-feira), no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).
A Hammar, que está expondo na área externa da feira, começou o segundo dia de Intermodal com uma boa notícia. A empresa sueca, que atua no País há dois anos, fechou a venda de um Hammarfit, equipamento que permite o carregamento lateral de conteinêres, para a Itri Rodoferrovia.
“O Hammarfit possibilita, por exemplo, o transporte de conteinêres de um terminal para outro ou para um vagão de trem, sem a necessidade de piso especial no local onde está operando. É eficiente, também, no processo de empilhamento”, explicou o gerente de Vendas da Hammar, Cristiano Sarturi. Disse ainda: “A intenção da Itri é a de adquirir outras cinco unidades, sendo que uma delas está em estudo com algumas especificações sugeridas pela empresa”.
Quem está procurando fechar negócios, também, é a Gocil Segurança e Serviços, expositora da Intermodal, que vem investindo na prospecção de clientes no segmento de logística. A empresa tem 750 clientes em nove estados e aproximadamente 22 mil funcionários. “O setor logístico já representa 17% do nosso faturamento. Participamos da feira porque temos soluções específicas em segurança patrimonial”, disse a gerente comercial, Roberta Lima.
Portos Os portos também trouxeram novidades para está edição da Intermodal. O vice-presidente do Porto de Suape (PE), Caio Ramos, afirmou que a maior fábrica do mundo da Fiat, em construção no norte do Estado e que deve começar a operar até o final do ano, vai transformar o complexo no principal polo de distribuição de veículos do Nordeste. “Até o final de 2014 teremos 19 hectares disponíveis para armazenar até 20 mil veículos por mês. Temos áreas ainda para ampliar este espaço para 35 hectares”, disse.
Ainda no Porto de Suape, a Wilson Sons Logística, empresa do Grupo Wilson Sons, anunciou que vai inaugurar neste ano um complexo logístico próximo ao complexo. “Queremos ser um dos maiores operadores logísticos e estar posicionados de forma estratégica para atender ao crescimento econômico dessas regiões, colaborando para diminuir seus gargalos”, disse o diretor executivo da Wilson Sons Logística, Thomas Rittscher III.
Comemoração Um almoço realizado no pavilhão da Intermodal South America comemorou, nesta terça, os 20 anos de feira e 25 anos de fundação da ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados). Joris van Wijk, o diretor da UBM Brazil, organizadora do evento, destacou o caráter transformador da feira: “Hoje a Intermodal consolidou-se como importante espaço para o debate de soluções para a cadeia de logística e comércio exterior do País. Nestes 20 anos muito do que foi discutido nesta feira virou realidade”.
Tadeusz Polakiewicz, um dos criadores da Intermodal, aproveitou a celebração para ressaltar a importância das empresas brasileiras: “Entra governo e sai governo, mudam os ministros, os planos de governo, mas quem carrega o comércio exterior no Brasil são as empresas que se reúnem aqui na Intermodal”. Em festa, o presidente da ABTRA, Antônio Carlos Duarte Sepúlveda, também frisou o protagonismo dos empresários. “Nós, na Abtra, não nos propomos apenas a discutir, mas também a gerenciar e apresentar soluções. Estamos otimistas com o caminho que o País vem tomando para aumentar a sua competitividade”, disse. Um dos destaques do almoço comemorativo foi a palestra da jornalista Miriam Leitão, colunista da TV Globo, que apresentou um panorama atual da economia e falou sobre os desafios que o País está enfrentando. “É importante para o Brasil participar das cadeias produtivas globais, mas precisamos superar entraves como a burocracia. A carga tributária subiu, por exemplo, de 25,2 para 36,42% entre 95 e 2014″, explicou.
Lançamentos A oportunidade de apresentar novidades para um público qualificado com alto poder de decisão é uma das características da Intermodal South America. “É uma feira tradicional e relevante para todos que atuam nesta cadeia da logística, comércio exterior e transporte de cargas. Além de encontrar todos os principais players, é uma forma de apresentar as nossas soluções em tecnologia e ver o que as outras empresas estão fazendo”, disse o diretor da Deicmar, Gerson Foratto.
A Topico é um exemplo de empresa que trouxe para a feira um novo produto, apostando na qualificação do público que visita a Intermodal: plataformas aéreas para transporte de funcionários, que atingem até 30 metros de altura. “A logística tem se tornado um segmento bem forte dentro da nossa empresa. Estamos apresentando esta solução para os terminais e condomínios logísticos, que estão em expansão”, frisou o assistente de Marketing da empresa, Cleofas Junior Alves.
Conferências Dentro da programação de conferências da Intermodal South America aconteceram dois encontros nesta terça: “Novo Código Comercial Marítimo”, realizado em parceria com o Centronave (Centro Nacional de Navegação) e que discutiu o projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que propõe a reforma do Código Comercial, e “Comércio Internacional, Logística e Assimetrias”, que debateu os fatores que definem a inserção do Brasil no cenário do comércio internacional mundial, as condicionantes econômicas e sociais, as políticas internas e, de forma especial, a correlação de forças internacionais.
O diretor executivo da Abol (Associação Brasileira de Operadores Logísticos), Carlos Cesar Meireles Vieira Filho, elogiou o evento realizado para discutir o novo código comercial marítimo: “Os operadores logísticos estão presentes nesta discussão, pois existem anacronismos que precisam ser discutidos como a Lei de Armazenagem, que é de 1903″. Durante o debate, o coordenador do Departamento Jurídico, Seguros e Claims da DB Schenker do Brasil, Thiago Lourenço demonstrou otimismo em relação ao novo código. “O projeto, se for ajustado e debatido, vai trazer muita segurança para a cadeia logística”, afirmou.
Em parceria com o Inbrasc (Instituto Brasileiro de Supply Chain), o painel “Supply Chain – Identificando Soluções”, dividido em duas sessões, abre, nesta quinta(3), o último dia de conferências na Intermodal South America. “A cadeia de fornecimento numa visão global” e “Logística Reversa como um diferencial competitivo” são os temas da primeira sessão, que debate questões como o cenário da cadeia de suprimentos na indústria, estratégias na área para resultados mensuráveis, impactos da Nova Lei de Resíduos Sólidos para o mercado de Logística Reversa e oportunidades para agregar valor ao que seria descartado. A segunda sessão do período da manhã aborda “A integração de modais na cadeia de suprimentos” e o “Estudo de caso: Basf”.
Fechando o programa de conferências, o sexto painel acontece às 14h e aborda uma visão comparativa entre os condomínios logísticos e as plataformas logísticas. Também dividido em duas sessões, o painel apresenta o conceito, a viabilidade e as razões para implantação e utilização de condomínios ou plataformas logísticas e de Zonas de Processamento de Exportação (ZPE).
Senac apresenta soluções para qualificação -Atender uma demanda crescente dos segmentos de logística, comércio exterior e transporte de cargas: mão de obra qualificada. Este é o objetivo da participação do Senac-SP na 20ª edição da Intermodal South America. “Na Intermodal estamos próximos dos players dos setores, o que é uma oportunidade única de apresentar nossos cursos e, principalmente, os programas de EAD (Ensino a Distância)”, ressaltou a coordenadora de Logística, Comércio Exterior e Relações Internacionais do Senac-SP, Regina de Freitas Jardim Ferraz.
Veloce prevê fechar 2014 com crescimento de 231% -A Veloce Logística estima fechar 2014 com um faturamento de R$ 300 milhões, o que totaliza um crescimento de 231% em cinco anos de atividades. No final de 2013 a receita da empresa havia atingido um aumento de 207%. Estes dados foram divulgados pelo presidente da companhia, Paulo Guedes, durante a coletiva de imprensa realizada no segundo dia da Intermodal South America.
A empresa investiu R$ 5 milhões em tecnologia e infraestrutura com um centro de armazenagem de 33 mil m² e um pátio de seis mil m² para atender os serviços de agendamento de entregas, gestão de pátio, recebimento de materiais, estocagem, separação de pedidos, gestão de estoque e outras atividades. Além disso, a Veloce dobrou o número de funcionários para atender a General Motors, o contrato representa 65% do faturamento da empresa.
Outro ponto positivo foi que mesmo com o aumento da produtividade do transporte de cargas, nos últimos três anos, a companhia conseguiu reduzir em 9% a emissão de poluentes no ar.
Grupo Mirassol chega ao mercado -O Expresso Mirassol, que atua há mais de 70 anos no mercado, aproveitou a Intermodal South America para lançar o Grupo Mirassol. O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa realizada no evento. O Grupo é composto por três áreas de negócios: Expresso Mirassol, Mirassol Logística e Mirassol Locações.
O objetivo é torna-se um operador logístico para oferecer serviços integrados de transporte rodoviário, operações portuárias e aeroportuárias, armazenagem e locações de veículos e equipamentos. O Grupo almeja um crescimento sustentável para prover operações integradas que proporcionem o aumento da competitividade aos clientes da empresa.
Holanda e Brasil -A ministra de infraestrutura e meio ambiente da Holanda, Wilma Mansveld, visitou a Intermodal South America 2014 e comentou sobre as sinergias entre seu país e o Brasil no que se refere à mobilidade urbana e as soluções intermodais para dar fluencia à distribuição de cargas no terrritório nacional e também para outros mercados. “Temos muitas afinidades quando falamos em transporte internacional e buscamos sempre aprimorar a relação entre o meio ambiente, a sociedade e os canais de abastecimento”, disse a ministra.
AIntermodal South America 2014 [www.intermodal.com.br] Com 20 anos de história, a Intermodal South America é o 2º maior evento do mundo para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior. O evento reúne, em três dias, os principais players do mercado nacional e internacional, impulsionando negócios e parcerias, servindo de plataforma para lançamentos, reforço de marca, joint-ventures, vendas e networking. Em sua última edição, reuniu mais de 600 empresas, representando 26 países e atraiu 48.500 visitantes. Em 2014, a Intermodal acontece entre os dias 1 e 3 de abril, das 13 às 21 horas, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).
UBM Brazil [www.ubmbrazil.com.br] No Brasil desde 1994, sendo a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de feiras, a UBM Brazil é uma das 50 subsidiárias da UBM Internacional. Com escritório na cidade de Barueri, em São Paulo, a UBM Brazil conta com a colaboração de mais de 60 funcionários e realiza atualmente mais de 12 feiras no Brasil.