Veloce.Net
Português
English
Español
Press releases

Veloce Logística economiza mais de 2 milhões de litros de água com captação de chuvas

Mundo Logística

04/03/2015

Em três anos, operadora logística reduziu em 80% o consumo para limpar veículos e, no ano passado, não utilizou mais água tratada da Sabesp para essa finalidade

Desde 2010, quando o reservatório Cantareira ainda estava com 95% da sua capacidade (hoje está com 10%), a Veloce Logística vem captando e tratando a água utilizada em sua sede e também as das chuvas, para a reutilização na lavagem de suas carretas. Essa medida reduziu o consumo de água tratada pela Sabesp de 660 litros para 140 litros por veículo até 2013, uma economia de quase 80%. Já no ano passado, a Veloce consumiu, exclusivamente, água de reúso e pluvial, na limpeza dos caminhões. No total, em quatro anos, a empresa economizou 2,1 milhões de litros de água para consumo da população.

Atualmente, com o agravamento da crise hídrica, a Veloce vem reforçando as ações de conscientização de seus funcionários para o uso racional da água e energia. A empresa promove, três vezes por semana, os Diálogos de Segurança e Meio Ambiente, e realiza, internamente, a campanha Guardião das Águas, criada pela Sabesp, para orientar a população a reduzir o consumo. As dicas de economia são enviadas aos funcionários por e-mail a cada 10 dias.

Além disso, os empregados recebem avisos diários pela intranet e Facebook sobre a importância de colaborar com o meio ambiente. Com relação à crise energética, a empresa vem explicando aos funcionários como funciona o novo sistema de Bandeiras Tarifárias, que eleva a conta de luz, conforme a necessidade de utilização das termelétricas (mais caras), para suprir a baixa capacidade das hidrelétricas. Atitudes como desligar os monitores dos computadores, quando não estão em uso, já fazem parte do dia a dia na empresa.

Iniciativas como essas e outras, que diminuem a emissão de gases de efeito estufa, estão registradas pela empresa no Programa Brasileiro GHG Protocol, que estabelece padrões internacionais de medição de ações de preservação ambiental. A reutilização da água da chuva é um dos projetos que, também, fizeram a Veloce ganhar o Prêmio de Logística Sustentável, da Associação Brasileira de Logística (Abralog), em 2012. “Entendemos que faz parte de nossa responsabilidade social e ambiental reduzir os impactos de nossa atividade e contribuir para a sustentabilidade da cadeia produtiva de nossos clientes”, afirma o presidente da Veloce Logística, Paulo Guedes.