Veloce.Net
Português
English
Español
Press releases

Capacitação profissional e desempenho logístico

Paulo Roberto Guedes

Artigo 5 para o Guia do TRC

Junho 2015

www.guiadotrc.com.br

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E DESEMPENHO LOGÍSTICO

 

Paulo Roberto Guedes (junho de 2015)

 

Como já comentado por diversas vezes, há pelo menos três grandes problemas a ser resolvidos no Brasil, para que a logística tenha, de fato, um desempenho satisfatório. E, volto a insistir, precisam ser resolvidos de forma definitiva e profissional, e não com propostas provisórias e amadoras. Os principais desafios em nossa avaliação são: Infraestrutura, Capacitação e Cultura Logística.

  Sobre Infraestrutura, muito se tem falado e parece claro que ainda estamos longe de se alcançar um nível satisfatório e que permita realizar serviços logísticos com a eficiência e os baixos custos desejados. Vamos nos dedicar, aqui, a discutir o item Capacitação, deixando o tema Cultura Logística para outro artigo.

É entendimento comum aceitar que a melhoria da qualidade da produção (processo e produto) e o aumento do nível de competitividade empresarial ou nacional somente poderão ser obtidos através do domínio de novas tecnologias, da inovação e do aumento da produtividade.

Mas é sabido também que essas características, fundamentais para o desenvolvimento econômico/social de qualquer país ou empresa, só serão obtidas a partir da capacitação das pessoas. Impossível para um país ou uma empresa melhorar seu desempenho com equipes mal preparadas ou sem condições de gerar novos conhecimentos ou absorver aqueles que se colocam à disposição de todos, frutos da evolução da humanidade.

E imprescindível reconhecer que pessoas capacitadas somente existirão na medida em que investimentos em educação e pesquisa e desenvolvimento (P&D) forem feitos de forma compatível.

Portanto, investir em P&D e na melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis passa a ser prioridade de um país ou de uma empresa, pois a baixa qualidade do ensino é diretamente proporcional às baixas qualificação e capacitação do trabalhador.

São fartos os estudos que indicam que melhorias na educação têm impactos diretos na produtividade e no crescimento dos países. E que investir em P&D, além de necessário ao desenvolvimento, também é importante para a soberania de países ou empresas.

Leia mais acessando o link abaixo:

Artigo 5 – Junho 2015 – Capacitação profissional e desempenho logístico