A Veloce tem um Sistema de Gestão para Sustentabilidade (SGS) com o objetivo de manter a qualidade e excelência operacional e respeito ao meio ambiente. É uma das primeiras operadoras logísticas do país a registrar seu inventário de emissões de gases de efeito estufa no Programa Brasileiro GHG Protocol. Certificada também, com ISO 9001, e ambiental, ISO 14001.

Seguem algumas iniciativas voltadas à sensibilização e “aculturamento” da empresa, parceiros e fornecedores com relação à sustentabilidade:

Política Ambiental

    • Buscar a melhoria contínua do desempenho ambiental e minimizar os impactos ambientais significativos
    • Atender aos requisitos legais e contratuais, aplicáveis aos aspectos ambientais de nosso negócio
    • Engajar colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes na busca contínua de soluções ambientais
    • Posicionar-se frente às mudanças climáticas, gerenciando as emissões de gases de efeito estufa (GEE) ambiental

Realização do inventário de emissões de CO², registro e publicação

Como uma das primeiras empresas do setor no país a registrar publicamente seu inventário de emissões de gases de efeito estufa no Programa Brasileiro GHG Protocol (ferramenta mais utilizada internacionalmente para medir e gerenciar essas emissões), a Veloce iniciou sua caminhada para o aperfeiçoamento de suas estatísticas e levantamento de dados correspondentes.

Tecnologia de motorização

Motores novos com tecnologia adequada àlegislação vigente

Combustível com menor índice de CO² e maior eficiência

Implantação de posto de combustível próprio, oferecendo diesel com menos poluentes e 3% mais econômico. São preços diferenciados para os transportadores contratados, além da redução de custos com manutenção.

Vistorias Veiculares

Os caminhões têm a fumaça controlada anualmente por um teste de opacímetro, que mede o nível de poluentes emitidos pelo veículo. Os veículos aprovados devem estar com as emissões estabelecidas pelos fabricantes e/ou de acordo com os níveis da resolução 418, de 2009, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Desta forma, há um aumento da precisão dos controles para o inventário de emissões de gases de efeito estufa e para a redução dos mesmos nas operações, contribuindo para limpar também a cadeia produtiva dos clientes.

As transportadoras parceiras com veículos certificados com o Selo Verde ganham pontos extras para o Prêmio Destaq, que reconhece os melhores fornecedores da Veloce. Também são realizadas vistorias diárias por amostragem, para impedir circulação de veículos fora dos padrões aceitáveis de emissão de CO².

Otimização na utilização de Recursos Naturais

Instalação de uma estação de tratamento de efluentes para o reaproveitamento da água no lavador de carretas. Utilizando a água proveniente do reuso, e também das chuvas, reduzimos o consumo de água tratada para limpar cada veículo de 660 litros para 140 litros, em média.