A direção em estradas sinuosas

Estar à frente dos riscos que as estradas oferecem e conduzir um veículo, exige atenção redobrada e boa memória; lidar com o excesso de informações, controlar e integrar todas as funções psicológicas e cognitivas, são requisitos necessários para uma direção segura.

Muitas vezes dirigir um caminhão proporciona ao condutor sensação de liberdade, no entanto o prazer pela direção pode se tornar um risco, visto que atualmente as rodovias brasileiras ostentam perca de qualidade.

Tais rodovias apresentam trechos perigosos, que contem desde, frequentes colisões frontais causadas por ultrapassagens, até trechos estreitos com numerosas curvas; as denominadas estradas sinuosas. 

A BR-101 é um exemplo claro de estrada sinuosa, dado que no ano de 2020 registrou 627 mortes ao longo dos 4.650 quilômetros, devido aos trechos estreitos que permitem um alto índice de acidentes. 

Os motoristas que percorrem as estradas há um bom tempo costumam criar hábitos de direção, que aumentam a exposição aos riscos. Um dos erros mais comuns é pegar o volante pelo lado de dentro nas curvas, o recomendado é sempre empurrar o volante para cima com a mão oposta ao sentido da curva.

A direção em estradas sinuosas ainda é uma questão preocupante para os condutores, pois costumam ser percursos que exigem máxima concentração e habilidade. Conduzir um veículo que oferece aderência, estabilidade e melhor desempenho, lhe proporcionará facilidade para percorrer em tais trechos. 

Ainda assim não é sempre que podemos contar apenas com o desenvolvimento do automóvel, é necessário também obter habilidades de direção; dessa forma separamos algumas dicas úteis sobre a melhor maneira de se realizar uma curva.

Aqui não importa o tempo de carreira e experiências adquiridas, a regra é igual para todos; você deve evitar dirigir a uma velocidade excessiva em uma estrada cheia de curvas, dirigir com cautela e movimentar o volante o mínimo possível são normas básicas para se percorrer tanto em vias locais, como em estradas sinuosas. 

Além disso há outras dicas importantes a serem seguidas que irão te auxiliar a realizar uma curva suave e segura:

• Freie antes: Frear durante a curva pode tirar o veículo da faixa de rolamento e aumentar a possibilidade de perder o controle do carro, portanto, procure sempre frear momentos antes de realizar a curva;

• Mão dupla: Em curvas de mão dupla, opte por estar à direita, para que o carro do lado oposto percorra sem perigo ao seu lado;

• Setas com antecedência: Antes de fazer uma curva dê a seta com bastante antecedência, para que os outros veículos próximos ao seu tenham tempo de reduzir a velocidade;

• Movimentos suaves: movimentar bruscamente o volante dentro da curva pode acarretar tombamento, assim procure movimentar evitar movimentos bruscos.

Colocar em prática a direção defensiva e seguir os cuidados citados acima, irão reduzir os riscos que a estrada oferece, e tornará a experiência de estar constantemente nas estradas, ainda mais agradável e segura. 

Aqui na Veloce procuramos orientar os colaboradores dos benefícios da direção defensiva; desenvolvemos campanhas de conscientização e alertamos os cuidados necessários na estrada em respeito à vida, com ajuda de parceiros e instituições que sistematicamente realizam treinamentos, visando a segurança diária com todos os motoristas.

Entendemos que o cuidado com os prestadores de serviços que transportam nossa marca e os produtos de nossos clientes é parte fundamental de um serviço logístico de qualidade.

Por meio do PPA, programa de prevenção de acidentes desenvolvido pela Veloce, buscamos engajar nossos próprios motoristas e terceiros com ações diárias, semanais e mensais sobre formas de obter uma nova mentalidade sobre segurança.

Como formação mensal contínua em parceria com o SEST (Serviço Social do Transporte) /SENAT (Serviço Nacional de Educação para o Transporte) e diálogos diários sobre segurança no início da jornada de trabalho.

Para se inteirar mais sobre nossos programas de segurança e demais serviços, entre em contato conosco pela nosso site e redes sociais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima