Caminhões no pátio de manutenção da Veloce Logística

Mantenha a manutenção do veículo em dia.

Confira no post de hoje alguns pontos que merecem atenção na manutenção preventiva do caminhão.

No Brasil, caminhões e veículos de carga passam muito tempo na estrada, percorrendo grandes quilometragens, dadas as dimensões do país. E somente uma manutenção preventiva pode fazer com que diminuam os gastos com o veículo, e se tenha uma viagem tranquila.

Afinal, gastar em uma revisão é, na verdade investir. Levantamentos apontam que as despesas com o veículo diminuem em até 30% quando a manutenção preventiva é realizada.

O risco de acidentes também diminui, afinal os itens de segurança do caminhão estarão funcionando perfeitamente.

  • Os filtros de óleo, de combustível e de ar do motor devem ser trocados conforme as recomendações dos fabricantes, sempre por produtos originais. Ainda, o filtro de ar deve ser trocado quando estiver muito sujo, com aparência escura.
  • Antes de tudo, é importante conferir o nível do óleo de motor pela vareta. Depois, é necessário também verificar se o óleo apresenta borras ou detritos metálico – isso pode significar problemas no motor. A troca deve ser feita conforme orientação da montadora ou do fabricante do óleo, o que vier primeiro.
  • No sistema de frenagem, é importante fazer a drenagem da água acumulada nos balões de ar. Também é preciso verificar as lonas – ou pastilhas, se for o caso – não estão gastas. Na troca das lonas, deve-se substituir as molas delas também. Ainda, não se pode esquecer de conferir o estado dos tambores ou discos e das sapatas do freio. E se o veículo contar com sistema ABS, é preciso confirmar se seu funcionamento está ajustado.
  • No sistema de suspensão, é recomendável checar o estado das molas, dos batentes, bandejas, barra estabilizadora, enfim, todo o sistema para saber se não há defeitos. Também, verificar a lubrificação dos pinos de suporte e centrais. Outros itens a serem conferidos na suspensão são as buchas, parafusos e grampos, que podem estar frouxos ou soltos. Mangueiras e válvulas também precisam de manutenção periódica, se for o caso de veículo com suspensão pneumática.
  • Jamais deve-se rodar com pneus muito gastos ou que estejam apresentando falhas. É necessária uma verificação visual para conferir a integridade das laterais e a profundidade das rasuras da banda de rodagem. Ainda, a pressão deve ser medida e ajustada conforme a carga e os padrões determinados pelo fabricante. Os estepes não podem ficar de lado e precisam ser verificados e calibrados da mesma forma.
  • As paletas do limpador do para-brisa são essenciais para a visibilidade em períodos de chuva. No entanto, elas ressecam e deformam, principalmente com a falta de uso, e precisam ser trocadas periodicamente. Nunca deixe que as paletas do limpador sejam utilizadas fora de seu estado ideal durante muito tempo. Fazer isso pode comprometer e causar riscos irreparáveis no para-brisa, um item bastante caro para substituir em um caminhão.
  • O mais comum é haver queimas de lâmpadas e, nesse caso, é preciso somente fazer a substituição. Mas outros problemas podem influenciar no funcionamento das luzes, como panes no sistema elétrico ou mau contato.
  • Nos caminhões tratores, é importante que a quinta roda seja conferida. Deve ser feita a limpeza da graxa antiga e sua substituição, além de verificar se não há folgas em seus componentes.
  • Durante a manutenção preventiva do caminhão, é preciso buscar por oxidação em cabos, terminais e bateria, e por maus contatos nos encaixes. A água da bateria também precisa ser verificada com frequência. Além disso, na maioria dos caminhões modernos o sistema elétrico está integrado à eletrônica do veículo. Por isso, é preciso também observar atentamente que está “debaixo da superfície” dos cabos, como módulos diversos.
  • Se o veículo contar com injeção eletrônica, deve-se fazer a atualização do software do módulo de injeção conforme recomendações do fabricante. Também é interessante rodar um diagnóstico regular para avaliar todos os componentes da injeção.

Aprenda diminuir custos operacionais de sua frota, proporcionando maior segurança para seus motoristas.

Os BENEFÍCIOS da manutenção preventiva de carretas e caminhões, trazem mais segurança e qualidade às carretas e caminhões de sua frota, podendo também gerar maior economia e lucro ao negócio. Através da manutenção preventiva, se prolonga o bom desempenho das carretas e caminhões da frota com um custo muito menor.

Na Veloce temos um programa que nos apresenta relatórios de manutenção preventiva, com um CHECK LIST de tudo o que deve ser observado nas carretas e caminhões: motor, freios, pneus e suspensão, sistema de direção e sistema elétrico, bateria, alternador e caixa de fusíveis, sempre levando em conta a recomendação de troca do fabricante e observações dos motoristas. Saiba mais

O QUE EU FAÇO HOJE PARA MELHORAR, COMO TER MAIS QUALIDADE PROFISSIONAL?

As verdadeiras mudanças começam por nós mesmos, começam no coração, são organizadas na cabeça e feitas pelas mãos.

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