Ultrapassagens traz riscos na estrada

Ao realizar manobras de forma imprudente, você coloca vidas em risco. Uma das manobras mais feitas nas estradas é a ultrapassagem, que exige aumento de velocidade e envolve um ou mais veículos.

Caso o processo de ultrapassagem seja realizado de maneira incorreta, o motorista pode perder o controle da direção e sair da pista (provocando um capotamento, por exemplo) ou até mesmo colidir com algum outro veículo ou objeto fixo (gerando uma colisão traseira, lateral ou frontal).

Dirigir um veículo maior e mais lento, exige algumas reponsabilidades, pois muitos veículos menores irão te ultrapassar; sendo assim não deixe que seguir as dicas abaixo:

-Aguarde uma condição permitida

Nos trechos onde houver sinalização permitindo a ultrapassagem, ou onde não houver qualquer tipo de sinalização, só ultrapasse se a faixa do sentido contrário de fluxo estiver livre e, mesmo assim, só tome a decisão considerando a potência do seu veículo e a velocidade do veículo que vai à frente.

-Sinalize suas ações

Sinalizar seus movimentos na estrada, é algo fundamental, no entanto grande parte dos motoristas deixam de lado tal atitude. Antes de começarmos a ultrapassagem temos de deixar a seta ligada, para que os outros saibam que iremos ultrapassar.

Quando estiver ultrapassando, mantenha a seta ligada. Quando terminar de passar o carro (ou os carros) ligue a seta de volta para a direita, indicando que está voltando para a sua faixa.

-Mantenha os faróis acesos mesmo durante o dia

 O uso de farol baixo em rodovias e estradas mesmo durante o dia se tornou obrigatório. A lei entrou em vigor em julho de 2016 e seu descumprimento é considerado infração média, com multa de R$ 130 e 4 pontos na carteira de habilitação.

Na estrada é assim, uma hora você ultrapassa, em outra você é ultrapassado. Portanto, ao perceber que será ultrapassado pelo veículo de trás, tome cuidado.

Mais do que se se proteger de multas, seguindo todas essas regras de trânsito, preocupe-se em proteger a sua vida e a dos demais que transitam pelas rodovias.

A Veloce oferece a capacitação necessária aos seus motoristas, com dicas diárias sobre segurança no trânsito, palestras com especialistas e monitoramento de seus veículos em caso de acidentes.

Para saber mais sobre os serviços desenvolvidos e que nos ajudam a crescer, cada vez mais, acesse nosso site e redes sociais.

https://www.velocelog.com.br/seguranca-na-estrada/

Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

Rolar para cima